O compressor
é um equipamento industrial concebido para aumentar a pressão de um
fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio, etc...).
Normalmente, conforme a equação de Clapeyron, a compressão de um gás
também provoca o aumento de sua temperatura.
Os compressores podem ser classificados em 2 tipos principais, conforme seu princípio de operação:
- Compressores de deslocamento positivo (ou Estáticos): Estes são subdivididos ainda em Alternativos ou Rotativos.
- Nos compressores alternativos a compressão do gás é feita em uma câmara de volume variável por um pistão, ligado a um mecanismo biela-manivela similar ao de um motor alternativo. Quando o pistão no movimento ascendente comprime o gás a um valor determinado, uma válvula se abre deixando o gás escapar, praticamente com pressão constante. Ao final do movimento de ascensão, a válvula de exaustão se fecha, e a de admissão se abre, preenchendo a câmara a medida que o pistão se move.
- Nos compressores rotativos, um rotor é montado dentro de uma carcaça com uma excentricidade (desnivelamento entre o centro do eixo do rotor e da carcaça). No rotor são montadas palhetas móveis, de modo que a rotação faz as palhetas se moverem para dentro e para fora de suas ranhuras. O gás contido entre duas palhetas sucessivas é comprimido a medida o volume entre elas diminui devido à rotação e à excentricidade do rotor.
- Compressores de Dinâmicos:Estes são subdivididos ainda em centrífugos ou axiais.
Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois
componentes principais: impelidor e difusor. O impelidor é um componente
rotativo munido de pás que transfere ao gás a energia
recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte
na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia.
Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor é recebido por um
componente fixo denominado difusor,
cuja função é promover a transformação da energia cinética do gás em
entalpia, com conseqüente ganho de pressão. Os compressores dinâmicos
efetuam o processo de compressão de maneira contínua, e portanto
correspondem exatamente ao que se denomina, em termodinâmica, um volume
de controle.
Os compressores atualmente são utilizados em diversas aplicações. A
mais simples é a compressão de ar, seja para acionamento e controle de
válvulas, alimentação de motores ou turbinas a gás, até aplicações mais
complexas, como o transporte de gás natural, injeção de CO2 em
reservatórios subterrâneos, ou compressão de hidrocarbonetos em ciclos
de refrigeração.
Quando são aplicados na alimentação forçada de motores, os
compressores ou turbocompressores são chamados de sistemas de indução
forçada. Eles comprimem o ar que flui para o motor. A principal
diferença entre um turbocompressor e um compressor é a fonte de energia.
Em um compressor, há uma correia que o conecta diretamente ao motor.
Ele obtém sua energia da mesma forma como o alternador do carro por
exemplo. Um turbocompressor e acionado por uma turbina, que usa a
energia dos gases de escape do motor e aciona o turbo compressor montado
no mesmo eixo.
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